Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 10-09-2015
Hoje milhares de portugueses colocam a si mesmos esta questão: Devo reformar-me antecipadamente?
Se por um lado perdem benefícios do outro ganham tranquilidade e mais saúde.
Nunca é fácil decidir se já chegou o nosso momento e muitos acabam por reformar-se devido à pressão que é exercida principalmente pelos meios de comunicação social. O medo está instalado, os profissionais seniores têm consciência que o mercado de trabalho está difícil mas que para eles ainda está pior por causa da sua idade.
Cursos de Formação com Desconto →
Nenhuma das saídas é a ideal e cada caso é um caso. Independentemente da sua opção consulte os seus familiares e amigos para obter outras opiniões.
Mesmo perdendo dinheiro o que é que eu ganho em pedir a reforma antecipada?
Uma das coisas que irá ganhar de certeza é saúde porque irá ter mais tempo para poder praticar exercício físico e atividades que de outra forma não teria vontade, tempo ou dinheiro para fazer. Também poderá ganhar outro fôlego financeiro por não ter que se deslocar para o trabalho ou então porque a sua vida agora é mais calma e a sua saúde estabilizou.
A reforma permite-lhe ter mais tempo para os seus e também para fazer as coisas que mais gosta. É importante estar ativo e participar em outras atividades para que a sua vida não se torne monótona.
Quando estamos a trabalhar não nos apercebemos o quanto a vida é bela, que existem lugares fantásticos no nosso país para visitar, que andámos anos a fio a trabalhar e não gozámos nada, que nunca tivemos folga financeira para poder dar uma escapadinha, que a Europa é já ali e não custa assim tanto, etc, etc. Aproveite para gozar aquilo que não pôde no passado e sobretudo seja mais feliz com a vida.
Quem está empregado também pensa na reforma mas com outra segurança a não ser que esteja a ser empurrado para a rescisão ou layoff. Só mesmo se gostar muito do seu trabalho é que não vê razões para não querer reformar-se se a sua idade já permitir.
Quem está às portas da reforma mas ainda tem uns anos pela frente terá que ir vivendo ao sabor do país e com aquilo que ele nos dará nos próximos anos. Os indicadores são positivos mas ténues face ao enorme desemprego e dívida que o país ainda tem.
Vá espreitando as oportunidades que surgem e tente ir mantendo alguma atividade profissional mesmo que temporária ou em part-time.