Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 25-05-2015
O stress é algo físico difícil de definir e de contabilizar mas que está associado à psicologia. Este sintoma afeta inúmeras pessoas em todo o mundo.
O termo é oriundo da física onde materiais estão sujeitos a tensões e desgaste tal como os humanos ou os animais. O termo stress foi usado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature, mal sabia ele que iria ser rotulada como a “doença” do século XXI.
O stress está muitas vezes ligado a outros conceitos como a ansiedade, transtornos ou a depressão, mas na verdade são todos conceitos diferentes que se podem conjugar em simultâneo.
Cursos de Formação com Desconto →
No trabalho existe e sempre haverá stress, pois é necessário atingir metas, cumprir prazos, cumprir horários, terminar tarefas, entre outras situações que obrigam o nosso corpo a estar permanentemente pressionado. Haver stress não é de todo preocupante, no trabalho, se cada individuo conseguir manter os seus níveis controlados, até acaba por ser estimulante e obriga cada um a atingir os seus objetivos dentro da organização.
O stress torna-se preocupante quando atinge níveis elevados, e nessa altura a motivação desvanece-se e todas as tarefas tornam-se uma imensa cruzada de dor e dificuldade.
Para que você consiga manter os seus níveis estabilizados de stress, para conseguir cumprir com os seus objetivos, sugerimos algumas dicas para aliviar a carga que é exercida sobre si.
A organização pessoal é fundamental para não correr o risco de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e sem a eficácia desejada. Escreva num papel as suas tarefas a realizar e concentre-se apenas em uma de cada vez. Assim irá conseguir terminar as suas tarefas com rapidez e qualidade, e ao mesmo tempo consegue controlar o que ainda falta executar.
Uma mesa cheia de papéis, canetas, entre outras coisas, não irá facilitar em nada a sua concentração. Ao ver tamanha confusão o seu cérebro ficará confuso e ainda mais preocupado com o que tem por fazer.
O stress acumula-se nos seus músculos tornando-os tensos e por vezes causa dores. Tire uns minutos sempre que possível para relaxar, fazer uns alongamentos ou conversar um pouco.
A música desinibe e ao mesmo tempo tem um efeito relaxante. Qualquer tipo de música mais calma surtirá um efeito de relaxamento e até o(a) fará sorrir.