Por Ofertas de Emprego em Curriculum Vitae 09-03-2021
Com a competitividade que se vive hoje em dia no mercado de trabalho, ser-se diferente pode ser uma porta para se destacar e conseguir ser seleccionado para a tão desejada entrevista. Isto significa ter que passar a fase de selecção de CV, mas será que usar sempre um CV criativo é a aposta certa?
O que é que os recrutadores estão à procuram quando estão a rever os CVs? Será que passar horas de volta de um design criativo te vai ajudar a ser seleccionado? Não necessariamente. Naturalmente vai depender para que tipo de emprego te estás a candidatar, no entanto, um CV mais “fora do normal” pode ser um boa aposta se queres ser seleccionado.
Segundo o Wall Street Journal esta necessidade de nos destacarmos nos CVs criou um novo fenómeno – CVs que se parecem autênticos perfis de redes sociais, com emojis e até bitmojis (o avatar) em vez da fotografia da pessoa.
Com tanta competição no mercado de trabalho, como é conseguimos tomar uma decisão sobre como fazer um CV e quão criativo deve ou pode ser?
Um CV criativo não é para todos. No entanto, este tipo de CV pode fazer toda a diferença em certos tipos de indústrias, tais como, o marketing ou o design. Para um designer este tipo de CVs vai demonstrar as suas competências como profissional.
O CV menos tradicional também é muito bom para quem não tem muita experiência no mercado de trabalho. Porque permite dar mais ênfase às competências do que à experiência profissional.
Apesar dos CVs criativos estarem a ser cada vez mais usados, ainda há muitas industrias que preferem um CV mais tradicional. Seja porque têm um sistema de classificação e uniformização que lhes permite fazer a seleção de candidatos mais facilmente, ou porque assim preferem.
A verdade é que há muitas empresas que não gostam de CVs pouco tradicionais, por isso é que é muito importante considerar a indústria para a qual te estás a candidatar. Fazer uma pequena pesquisa sobre a empresa antes de enviar a candidatura, vai ajudar-te a fazer o CV mais indicado.
Como já referimos, há situações em que um CV criativo pode ser uma mais-valia mas é bom ter uma versão mais tradicional. O mais importante é dar à empresa exactamente aquilo que quer. Se referem no anúncio que querem um PDF ou um Word, então terás que enviar o CV no formato requisitado. Se não, há uma grande probabilidade se não seres seleccionado.
Se decidires fazer um CV criativo, lembra-te que há alguns limites – as regras mais básicas de escrita de um CV ainda se aplicam. O mais importante é que a informação seja apresentada de forma clara, concisa e fácil de ler. Não deve ser um desafio saber o teu nome e as tuas competências.
Se és uma pessoa criativa e queres mostrar isso no teu CV, mesmo numa indústria que não seja necessariamente criativa, podes optar por colocar alguns elementos mais criativos sem fugir muito da estrutura tradicional.
Não precisas ser um designer para ter um CV criativo, já há algumas opções gratuitas que te permitem fazer um CV mais criativo rapidamente.
Tem opções gratuitas onde podes fazer um CV mais criativo ou ate um CV mais tradicional. Podes aceder através do site no computador ou por aplicação no telemóvel.
O VisualCV tem vários templates gratuitos que podemos modificar para fazer um CV personalizado. Dá para incluir vídeos, gráficos ou exemplos de trabalhos.