Por Ofertas de Emprego em Carreira 03-03-2020
Ultimamente sentes que o teu emprego não te traz a satisfação que trazia? Sentes que podes fazer melhor e dás por ti a pensar se não deverias mudar de emprego? É neste momento que deves avaliar a tua situação profissional e considerar se não está na altura de mudar.
Como sabemos, nem todos podemos mudar de emprego de um momento para o outro, mas arrastar esta decisão pode prejudicar a tua situação profissional e pessoal. Abaixo abordamos alguns pontos-chave que deves considerar se é o momento certo de fazer essa mudança.
Devemos começar por aqui, excluindo aqueles dias com mais stress que são comuns em todos os empregos, se passas o tempo a ponderar os lados mais negativos desse posto de trabalho, se está a sentir-te triste, deprimido e aborrecido, então é porque está na altura de procurar outro emprego.
Como se costuma dizer, “ter um trabalho que pague as contas” não traz felicidade a ninguém. Perder o sentido do “eu” em prol dum emprego que te deixa constantemente sem força e deprimido, não é a solução para a tua vida profissional, há opções!
Um emprego não se resume ao que fazemos, o ambiente na empresa vai influenciar significativamente a tua produtividade e bem-estar. Isto é uma questão subvalorizada pelos empregadores, mas que faz toda a diferença.
Eis os principais factores que podem influenciar de forma negativa:
– O tipo de chefia, colegas e a forma como a empresa é gerida;
– Como são tratados os colaboradores;
– Se não te revês na visão e objectivos da empresa;
– Se existe ou não possibilidade de progressão na carreira;
– Se existe espírito de equipa ou se há incentivos para que haja.
Por mais que trabalhes, sentes que o teu trabalho não está a render o que devia, e não te sentes entusiasmado com os objectivos traçados. Estes sentimentos negativos podem despoletar um efeito bola de neve, em vez de começares a produzir mais e melhor, começas a desmotivar e acabas por te desleixar no trabalho. Isto pode significar que não estás apenas desinteressado, mas também já não sentes a importância do teu emprego deixando, por isso, de te sentires comprometido com o trabalho.
Nestes casos podes pedir mais responsabilidades, é do interesse de todos na empresa, que haja mais produtividade e interesse no trabalho.
Mesmo aqueles que adoram o seu trabalho vão sentir-se, numa altura ou outra, física e emocionalmente esgotados, especialmente quando há épocas de mais stress e mais trabalho. No entanto não é normal estarmos sempre cansados e doentes, por mais que se goste do trabalho, isto não pode comprometer a nossa vida pessoal e a nossa saúde.
Tenta perceber a fonte do stress, se estiver relacionada com sobrecargas de trabalho e as tuas chefias não mostrarem empatia com essa situação, esse emprego não é o melhor local para ti.
Se te identificas com os pontos expostos em cima, talvez seja a altura certa de considerar uma mudança de emprego. Antes do desespero e te despedires, considera um plano de acção para procurar um novo emprego. Vai ajudar-te a sair duma situação desagradável e a focares-te noutro assunto.