O que é a discriminação de idade num emprego?

Pessoa de idade

Por Ofertas de Emprego em EmpresasTendências 18-05-2023


A discriminação de idade num emprego é o tratamento desigual de uma pessoa baseada na sua idade, ou seja, é a discriminação de alguém só por ser mais velho ou mais jovem do que a maioria dos outros trabalhadores. Esta forma de discriminação é ilegal e proibida por lei em muitos países.

Esta é também uma violação dos direitos humanos, pois todas as pessoas têm direito a ter acesso a empregos, independentemente da sua idade. Isso significa que ninguém pode ser recusado a um emprego só por ser mais velho ou mais jovem do que a maioria dos outros trabalhadores.

É importante notar que existem alguns casos em que a discriminação de idade é permitida. Por exemplo, nos Estados Unidos, as leis de emprego proíbem a discriminação de idade para pessoas com menos de 40 anos. Além disso, alguns empregadores podem estabelecer limites de idade para determinados cargos, desde que estejam de acordo com a lei.

No entanto, é importante ter em mente que a discriminação de idade nunca é aceitável. Em muitos países, existem leis específicas que protegem os direitos dos trabalhadores mais velhos. Por exemplo, no Reino Unido, as pessoas com mais de 65 anos não podem ser recusadas a um emprego só por serem mais velhas.

A discriminação de idade no emprego também pode ser vista em outras formas, como a discriminação salarial. Por exemplo, alguns empregadores podem não querer contratar trabalhadores mais velhos porque estes cobram um salário mais elevado. No entanto, isso também é ilegal.

A discriminação de idade é algo que deve ser evitado a todo custo. É importante que os empregadores estejam conscientes de que qualquer tipo de descriminação pode ser ilegal e que os trabalhadores têm direito a um tratamento justo.

Se sofre de descriminação ou conhece alguém nestas circunstâncias, deve tentar recorrer às autoridades competentes e denunciar se for o caso.