Trabalho remoto – 7 informações essenciais

mulher a trabalhar na rua de forma remota

Por Ofertas de Emprego em Carreira 20-03-2020


O trabalho remoto está a aumentar cada vez mais. Mas o que significa ter um trabalho remoto, e como pudemos arranjar um emprego assim?
Trabalhar fora dum escritório tem vindo a ser possível desde à uns anos para cá, mas agora está a tornar-se cada mais vez mais a norma pelo mundo.

 

mulher a planear viagem para trabalhar
“Podes combinar a tua paixão pelas viagens com o trabalho remoto, porque podes trabalhar a partir de qualquer ponto no mundo.”

1. O que é o trabalho remoto?

É todo o trabalho que pode ser feito fora das normas tradicionais, ou seja, não precisas estar no escritório da empresa. Podes trabalhar a partir de casa, num hotel do outro lado do mundo ou num espaço de cowork. Graças às inovações tecnológicas nesta era digital, podemos agora fazer o nosso trabalho, comunicar com os nossos colegas – e até gerir equipas – sem que estejamos na mesma sala, ou sequer na mesma cidade. Ter uma boa conexão à Internet é a chave de tudo.

Existem várias formas de trabalhar por via remota, pessoas que fazem as suas 40h/semana, um trabalho a tempo inteiro. Há empresas até que deixa os seus colaboradores trabalharem ao seu passo, desde que os projectos sejam executados. E por fim há os freelancers, que podem trabalhar de forma remota, porque decidem o como e quando.

2. Como podemos trabalhar de forma remota?

Há uma grande variedade de formas de se trabalhar de forma remota. Esta é a beleza deste tipo de trabalho.
Por exemplo: alguém pode ter executar a grande maioria do seu trabalho de forma remota em casa, mas ter que se deslocar, 1 ou 2 dias, à empresa para reuniões presenciais.

Há também quem não queira ficar em casa e alugue um espaço de cowork, estes espaços são óptimos para quem não quer estar sozinho ou sente que não é tão produtivo em casa. São também muito positivos, uma vez que costumam ter profissionais de todas as áreas, óptimo para fazer novos conhecimentos e trabalhar no networking.

conjunto de pessoas em espaço de coworking

Depois há aqueles profissionais, que tendo hipótese que trabalhar full time de forma remota, optam por viajar. Se o essencial é o computador e uma boa conexão à internet, porque não aproveitar e viajar? Hoje estás a trabalhar no Porto, amanhã podes estar a trabalhar em Paris à beira duma janela a ver a Torre Eiffel, na semana a seguir na Suíça enquanto aprecias os alpes e um bom chocolate.

3. O trabalho remoto funciona?

Com toda a certeza! Numa equipa que trabalhe toda de forma remota e com horários mais flexíveis, consegue alcançar os mesmo objectivos. Porque permite aos trabalhadores poderem trabalhar, nos períodos do dia em que são mais produtivos. Como se sabe, há pessoas que são mais produtivas de manhã e pessoas que são mais produtivas à noite.

homem a trabalhar num café

O que é que os estudos indicam:

  • 77% dos trabalhadores que fazem trabalho remoto, registam maior nível de produtividade, em parte porque não há tantas distracções (pensa quantas vezes no escritório já foste interrompido por um colega, e tiveste que parar);
  • O número de trabalhadores que passaram para remoto está a aumentar exponencialmente, que é uma prova que as empresas estão a beneficiar com isso, caso contrário diminuía;
  • Tendo em conta a nova realidade, e a forma como os millennials olham para o mundo laboral e preferem as empresas que ofereçam este tipo de trabalho, logo vão ser estas as empresas que vão ter mais concorrência.

4. Os lados positivos do trabalho remoto

Um estilo de vida mais flexível

Um dos lados mais positivos de trabalhar de forma remota é obviamente conseguir ter um estilo de vida mais flexível. Vejamos as horas que não passamos no trânsito, nos transportes públicos e só em viagens de casa para o trabalho, este tempo pode ser aproveitado para fazer coisas que se goste. No caso dos pais, podem começar a trabalhar mais cedo para depois terem tempo à tarde os possam ir buscar os filhos e estar com eles mais tempo. Ou até adquirir mais competências e fazer uns cursos.

Mais saúde e bem estar

Quem trabalha de forma remota, diz ter menos stress e o ter um bem-estar geral melhor. Num artigo publicado pela Royal Society for Public Health no Reino Unido, indicam que 55% dos participantes de sentem mais stressados, simplesmente pelas viagens que fazem casa-trabalho-casa. Podemos também observar que 66% dos trabalhadores remotos têm um nível de absentismo mais baixo comparativamente aos não-remotos, segundo o estudo feito pela PGi em 2014.

Um estudo de 2016 da Universidade de Minnesota, concluiu que a flexibilidade no ambiente de trabalho, baixa os níveis de stress e burnout. Temos que dizer muitos mais? Não nos fartamos de dizer, pessoas felizes e saudáveis são sempre mais produtivos, porque se sentem mais comprometidos com a empresa.

5. Os lados negativos do trabalho remoto

Sentimento de isolamento

Este é um dos pontos mais negativos, mudar de uma atmosfera agitada de escritório, para estar em casa pode afectar-te e muito.

O sentimento de isolamento pode afectar a tua saúde mental e causar:

  • Sintomas físicos: dores de cabeça, dores no corpo, piorar doenças pré-existentes;
  • Doenças mentais: risco acrescido de depressão, ansiedade, paranóia ou ataques de pânico;
  • Problemas dietéticos: perda de apetite, ganhos ou percas de peso súbitas;
  • Sentimentos negativos: sentir-se sem valor, sem esperança ou até suicídio.

mulher triste com o trabalho

Para que isto não aconteça, recomenda-se sempre que se alugue um espaço. Se não for possível, dá sempre para ir para a biblioteca municipal ou até um café que permita estar a trabalhar.

És tu que tens toda a responsabilidade pelo trabalho

O que é que isto significa? Isto significa que este tipo de trabalho requer que tenhas mais iniciativa. Ninguém vai estar em cima de ti para saber se estás a trabalhar, mas sabes que a equipa está a depender do teu trabalho. Se tiveres problemas com auto motivação, provavelmente trabalhar de forma remota não será a melhor opção para ti.

6. Preconceitos relacionados com o trabalho remoto

  • Não há boa comunicação: falso, este tipo de trabalho exige que toda a equipa tenha que desenvolver ainda mais as suas competências de comunicação se quiseres ser bem sucedidos.
  • Este tipo de trabalhadores então sempre a trabalhar: falso, tal como os que estão num escritório, este tipo de trabalho tem os seus horários.
  • Isto não é trabalhar: isto é mesmo falso e é dos piores preconceitos que existe muito enraizada na cabeça dos nossos patrões. As pessoas fazem o trabalho, só não o fazem no escritório, muda o local, não muda o trabalho.

homem a trablhar ao computador na rua

7. Como posso arranjar um trabalho remoto?

Como sabemos nem todas as profissões podem ser feitas de forma remota, no entanto há muitos tipos de trabalho que podem ser passados a remoto e que seja possível nunca pensaste.Como por exemplo:

  • Marketing Digital
  • Traduções
  • Apoio ao cliente
  • Informática
  • Pós-produção de fotografias
  • Pós-produção de vídeo
  • Entre outras tantas…

Por onde começar:

  • Podes inscrever-te em plataformas de trabalho remoto (damos uma lista abaixo)
  • Procura por empregos com estas características no LinkedIn
  • Procura por empregos com estas características nas empresas
  • Faz um bom portfolio e CV e escreve cartas de apresentação, para dar a perceber como és um bom profissional e que sabes trabalhar de forma independente.

Lista de sites/empresas onde podes encontrar oportunidades de trabalho remoto:

  • Upwork
  • Github
  • InVision
  • Salesforce
  • Zapier
  • Entre outros

 

O mundo espera por ti, agora que entrámos numa nova era e muita coisa vai mudar, está na hora de meter as mãos na massa e investir em ti. Escolhe uma carreira com futuro, escolher uma carreira que te permita ser e estar melhor, e tudo isso pode passar pelo trabalho remoto.