Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 25-05-2015
O Facebook é inegavelmente uma ferramenta muito importante para as empresas e os seus colaboradores, mas como na vida real temos que nos reger pelas leis também no Facebook devemos seguir algumas regras.
Hoje em dia as empresas têm que forçosamente estar presentes nas redes sociais, é lá que estão os seus clientes e portanto não há como fugir dessa realidade. Por outro lado as empresas têm que saber gerir os seus funcionários e a forma como eles interagem com a Internet e as redes sociais.
Não podemos pensar que todos os colaboradores utilizam um computador da mesma forma nem devemos ter receio de que algum deles possa ultrapassar os limites. Quanto mais rígidos forem esses limites maior é a vontade de os quebrar, portanto não vale a pena estar todos os dias a tentar investigar e a pressionar os funcionários para serem certinhos, basta resolver a questão com regras de conduta e penalizações.
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Se no seu caso o seu patrão confiou em si para poder utilizar a Internet e nomeadamente o Facebook, seja respeitador se quer ser respeitado e saiba como deve agir para não cair em descrédito.
Em Portugal as empresas não são muito abertas às novas tecnologias e quando acedem a fornecer esse acesso colocam toda a pressão em cima dos funcionários. Se correr mal a culpa será deles e o despedimento surge como uma das soluções para o problema. É sempre importante que seja a empresa a tomar a iniciativa de conceder o acesso à Internet e redes sociais e também a definir as regras do jogo, desse modo qualquer colaborador sabe com o que conta e nada poderá correr mal.
Todos sabemos que qualquer pessoa que tenha acesso à Internet no trabalho acaba por utilizá-la para fins pessoais mesmo que seja com pouca frequência. É importante não só manter os seus perfis sociais privados como saber controlar as definições de privacidade de cada rede.
Se você tem tarefas a executar fora da Internet faça-as primeiro antes de se debruçar sobre as questões da empresa na rede. Se por ventura você tem a responsabilidade de atualizar constantemente as redes sociais com novos conteúdos da empresa, acaba por ter mais liberdade para gerir o seu tempo e as prioridades.
Se a sua empresa opera na área tecnológica é mais fácil para si poder atualizar o seu perfil pessoal ou ver algum website que não esteja relacionado com o seu trabalho. Qualquer outra empresa de outro ramo tem uma visão diferente da tecnologia e da imagem que quer transmitir não só aos seus clientes como também aos seus trabalhadores. É importante colocar e atualizar conteúdos com base na cultura a empresa e na ideia que se quer transmitir.
Inúmeras empresas já sofreram na pele o que é ter um cliente insatisfeito nas redes sociais. As más notícias correm depressa e uma vez publicado nas redes sociais tornam-se virais espalhando-se com uma rapidez incrível. Mesmo que você não esteja de acordo com algum comentário negativo à sua empresa ou produto numa qualquer rede social, tente refletir sobre uma resposta em conjunto com os seus colegas ou superiores. Uma resposta sem reflexão e por impulso poderá deitar tudo a perder, inclusive o seu emprego.