Por Ofertas de Emprego em Entrevista 17-09-2015
A entrevista é aquilo que todos os desempregados anseiam mas também onde muitos se espalham ao comprido. A pressão é enorme devido às poucas oportunidades que surgem e é normal que alguma coisa não corra bem.
A entrevista é o culminar de vários dias e meses à procura de emprego, tudo tem de correr bem e você tem que estar calmo, concentrado e disponível para dialogar.
Se você entra mudo e sai calado numa entrevista de emprego dificilmente o recrutador conseguirá obter as informações necessárias para elaborar um juízo sobre si, e nesse caso é você que sai prejudicado. Por outro lado também não deve ser demasiado comunicativo ao ponto de dizer aquilo que não deve ou terem que o mandar calar.
Cursos de Formação com Desconto →
A preparação tem de ser feita em casa ou em outro lugar com familiares ou amigos, sendo que deve escolher alguém com quem não tem tanto à vontade em falar para conseguir replicar ao máximo o ambiente de uma entrevista.
Se tudo correr bem ser-lhe-ão feitas imensas perguntas sobre si, o seu percurso profissional, as suas competências, a sua experiência, entras outras. No decorrer da entrevista, ou no final, haverá espaço para você submeter alguma questão ou dúvida e aí surge a sua oportunidade de mostrar que estudou a matéria.
Existem imensas perguntas que podem ser feitas ao entrevistador, no entanto sugerimos que mantenha a sua lista pequena para não se tornar maçador.
Sempre que o entrevistador lhe responder contraponha com informações que obteve durante a pesquisa que efetuou antes da entrevista, e demonstre que esteve a informar-se de tudo ao pormenor.